Panetone tradicional - receita com opção de colocar sorvete.

Convenhamos, Ceia de Natal sem  panetone não é  Ceia de Natal! Então, mão na  massa e prepare um panetone caseiro, e por isso mesmo, especial. Siga  a receita:

Ingredientes:
5 tabletes de fermento para pão
1/2 litro de leite
4 ovos
12 colheres (das de sopa) de açúcar
3 colheres (das de sopa) de manteiga
1 pitada de sal
1 colher (das de sopa) de essência de panetone
Raspas de  limão
1 colher (das de sopa) de óleo emulsificante
1 kg de farinha de trigo
1 colher (das de café) de anti-mofo

Recheio:
300 gramas de frutas cristalizadas
1 tablete de chocolate meio amargo (opcional,  para quem não gosta das frutas cristalizadas)

Como fazer:
Esfarele o fermento e adicione o sal. Misture até ficar um líquido. Junte um pouco do leite morno. Reserve. A parte, junte a farinha, depois o açúcar, a manteiga, os ovos levemente batidos, raspas de limão, essência de panetone, óleo emulsificante, o fermento reservado, o restante do leite e o anti-mofo. Misture até se misturarem todos os ingredientes. Em seguida, amasse a massa em cima de uma superfície enfarinhada. Deixe descansar por 1/2 hora coberta com um pano. Passada a  meia  hora, divida a massa em duas partes. Abra-a com as mãos e utilize o recheio de frutas ou de chocolate picado. Amasse novamente levemente. Coloque em forma própria para panetone e deixe dobrar de volume. Leve ao forno a 150ºC por 15 minutos e em seguida passe para 180ºC por mais 10 a 15 minutos.

Variação: Corte a parte superior e retire um pouco da massa. Encha com sorvete de creme. Torne a colocar a massa e decore a gosto.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Deixe aqui sua receita.

Related Posts with Thumbnails

Meus amigos no diHITT

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO