Pular para o conteúdo principal

Bebida típica de Festa Junina: Quentão paulista.

Bebida que não pode faltar em nenhum "arraiá" de Festa Caipira. Nas noites frias de junho é a bebida perfeita.

Ingredientes:
1 litro de cachaça
1 e 1/2 xícaras de açúcar
2 paus de canela médios
2 limões médios cortados em rodelas
casca de uma laranja
4 cravos-da-índia
60 g de gengibre cortado em fatias
2 xícaras de água

Modo de fazer:
Ponha o açúcar em uma panela funda - com capacidade para 2 litros - . Coloque no fogo e caramelize levemente. Com cuidado, coloque a água fervente, os cravos-da-índia, gengibre, canela, fatias de limão e casca da laranja. Deixe ferver em fogo baixo por mais ou menos 10 minutos para que o caramelo se dissolva. Acrescente a cachaça e ferva novamente por cerca de cinco minutos. Coe e sirva em pequenas canecas de louça ou de cerâmica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Compota de abacaxi.

Receita barata, o abacaxi é facilmente encontrado a um preço bem acessível em todas as feiras e mercados. E muito apropriada para  climas  quentes, pois o abacaxi é uma fruta refrescante. Ingredientes: 1 abacaxi ¾ de quilo de  açúcar 2 xícaras  de água Modo de fazer: Descasque o abacaxi, corte-o em rodelas finas e leve-o  ao fogo em uma vasilha com água. Escorra as fatias de abacaxi. Faça uma calda com o açúcar e a água. Ponha as  rodelas  do abacaxi nesta calda (depois de bem escorridas).

Compota de mamão verde em pedaços

É muito difícil encontrar compota de  mamaão verde industrializada e gostosa. Mas nada  que uma receita simples não nos ajude  a preparar em casa mesmo. Ingredientes: mamões açúcar cravos canela em pau Modo de  fazer: Risque os mamões verde para  que percam o leite e, passada uma hora, descasque-os, corte em pedaços e tome o mesmo peso de  açúcar. Leve tudo ao fogo com alguns cravos e um pedaço de canela em pau. Deixe cozinhar em fogo brando. Quando os mamões estiverem cozidos e a calda com boa consistência, retire do fogo, deixe  esfriar e sirva em  compoteira.